proredTendo em consideração a mais valia que representa a contribuição dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, a Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional propõe a participação dos alunos dos estabelecimentos de ensino da RAM na construção do jogo de tabuleiro “O Pineco à descoberta da Madeira” com a criação de conteúdos educativos sobre o património cultural e/ou natural e/ou gastronómico do concelho a que o estabelecimento de ensino pertence.

 

O projeto ProRED alargou a sua atuação com a criação do jogo “O Pineco à descoberta da Madeira”, dirigido a crianças dos 1.º e 2.º ciclos, que pretende ser uma ferramenta de apoio para o ensino de conceitos básicos de linguagem computacional e da História e Geografia da Madeira, destacando-se como uma ferramenta de aprendizagem em ambiente formal e informal, que permitirá o desenvolvimento de competências em diversas áreas disciplinares, para além das acima referidas.

A programação desenvolve diversas habilidades nas crianças, como raciocínio lógico, domínio da tecnologia, resolução de problemas, empreendedorismo, criatividade, pensamento computacional e sistémico, física e matemática, além de apoio curricular, cooperação e trabalho em equipa. Foco, concentração, autoconfiança e o inglês também são desenvolvidos durante o ensino.

Com recurso a ferramentas e ambientes computacionais apropriados à idade e ao estádio de desenvolvimento cognitivo dos alunos, que desenvolvam um modo de pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica de ideias, “O Pineco à descoberta da Madeira” pretende ser um jogo de tabuleiro de programação, dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos de idade, em que o jogador será convidado a conhecer e a explorar o património cultural, natural e gastronómico da Região Autónoma da Madeira. Programando, o jogador percorrerá os diversos pontos de interesse definidos. Em cada ponto alcançado, ficará a conhecê-lo através de recursos educativos multimédia (textos descritivos, imagens, sons, vídeos…). Ao longo da sua visita turística, o jogador terá a oportunidade de carimbar o seu passaporte, registando assim, os locais por onde passou e que ficou a conhecer.

INSCRIÇÕES

Para proceder à inscrição, basta preencher o formulário disponível para o efeito, no portal ProRED > ProRED na Escola > Inscrições, até ao dia 14 de fevereiro de 2020.

Os conteúdos deverão ser entregues até ao dia 31 de maio de 2020, através do email do projeto.

Para mais informações, contactar através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; consultar a página do projeto ProRED (www.educatic.info/projetos/prored); e/ou através do telefone: 291 745 292.