Dê uma cara diferente nas aulas e decoração natalina com os produtos de Natal do CAP3R!
Esta semana o CAP3R apresenta atividades de Natal, atividades de realidade aumentada com recurso a app Quiver e Quiver Spectacular para a sala de aula.
Para download e utilização: CadernoAtividadesNatal2020

O projeto CAP3R pretende aderir à iniciativa NET VIVA E SEGURA, a fim de envolver os nossos alunos por toda RAM, numa conferência online no dia 10 de Dezembro com inicio entre 09:45 às 09:50 do interesse de toda comunidade educativa, em que basta um computador com ligação com internet e um vídeo projetor, (para salas sem computador).

NET VIVA E SEGURA é um projeto pertencente ao programa de educação da DECO Associação, a DECOJovem, com parceria da DECO PROTESTE e da Google, destinado a todos os alunos que estejam a frequentar o 9º ano de escolaridade e o ensino secundário (ensino regular e profissional).

A conferência apresentará especialistas às escolas através de um link de conferência no Zoom para informar, debater e refletir sobre os temas do mundo digital, num formato dinâmico, interativo e divertido. Terá uma duração 90 minutos, envolvendo alunos neste debate, para que sejam mais seguros e críticos na sua utilização da internet.Os temas que serão debatidos são: escolha de ligações seguras, riscos associados às compras online e em relação à proteção de dispositivos. Entender a importância da privacidade online falando sobre os cuidados a ter com o que se divulga nas redes sociais, as fake news e cyberbulling.É uma conferência que irá contar com o Insafe European Network, João Martins, a inspetora Ana Pinho da polícia judiciária, o Ricardo Estrela da APAV, a jurista da DECO Inês Ramos e terão também a colaboração de alguns youtubers.

Para participar nesta conferência basta apenas enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   a constatar o interesse na iniciativa, indicando a que grupo escolar pertence, bem como mencionando o número de alunos presentes na mesma.Mais informações em:

  • https://decojovem.pt/pt/recursos/projeto/net-viva-e-segura
  • https://netvivaesegura.pt/

 

O Halloween não é o mesmo se não tiver brincadeiras assustadoras e divertidas.
CAP3R@ HALLOWEEN sugere ideias divertidas e criativas para sala de aula em: Caderno Atividades Halloween 2020

Canavarro, Martins e Rocha (2007) consideram o portfolio como um instrumento de avaliação de grande relevância, cujas informações nele contidas possibilitam, ao supervisor, verificar o processo de aprendizagem contínuo.

Deste modo o portfolio assume cada vez mais importância na formação de professores. 

O GMTE, pelo professor Emanuel Garcês, apresenta hoje uma ferramenta de E-portfólios. 

Mais informação em : https://teducativas.madeira.gov.pt/portefolios



 

 

 
Esta semana CAP3R deixa aqui sugestões, consoante os ciclos:
A escolha foi efetuada tendo em conta os conteúdos programáticos de TIC (Robot Cubetto, Little bits, Microbits e Wedo) bem como atividades que poderão ser produzidas em contexto DACs e/clubes/projetos tendo em conta o equipamento que a escola tem, bem como as requisições de equipamento extra, com o projeto CAP3R da SRE.
Para download das atividades: http://tiny.cc/iidzsz
1- Registe a sua atividade no https://codeweek.eu/login de forma a contabilizar a sua atividade e ter acesso ao certificado.
2- Use o codigo : cw20-DbXzc
Para atividades mais pequenas de 45 min deixamos as seguintes sugestões orientadas a vários níveis de ensino (desde o Pré -Escolar ao Secundário)
https://code.org/learn
https://codecombat.com
https://www.codeavengers.com
https://scratch.mit.edu/projects/282567099

Subcategorias

O Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas desenvolve projetos educacionais relacionados com impressão 3D; realidade virtual e aumentada; robótica; apoio online extracurricular; produção de recursos educativos digitais; desenvolvimento de jogos educacionais multiplataforma, gestão e optimização de plataformas educacionais; integração das TIC nas salas de aula, por forma a estimular o processo de aprendizagem.

O GMTE faz parte da Direção Regional de Educação da Região Autónoma de Madeira - página web https://www.madeira.gov.pt/dre

Alguns dos projetos coordenados:

- Apoio Escolar Online;
- Avaliar+;
- CAP3R;
- Educamedia;
- ProRED;
- TIC@EDU.

Para mais informações sobre os projetos, aceda às páginas individuais de cada um deles.

sre dre gmte

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok Recusar