Recursos Educativos - Lego MindStorms NXT PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 04 Novembro 2017 12:48

 

 Mindstorms Robotics-LEGO NXT

 

O kit permite construir vários robôs, tais como por exemplo: Robot básico; Alfa Rex; Escorpião; Braço Robotizado T-56; Triciclo, entre outros. Para efeitos de programação do robot é utilizado o software LEGO MINDSTORMS NXT para criar vários programas que depois é transmitido do PC para o NXT por uma ligação USB ou ligação BlueTooth. Tecnicamente, este robot é constituído por um bloco chamado NXT (micro processador do robot), sensores de toque, som, luz e ultrassom como também dois motores que permitem o robot mover-se com precisão num determinado espaço físico.

 

Recurso Programável / Interface específica e respetivo  software

 

 

 

 

 

 nxt

Nome: Mindstorms Robotics-LEGO NXT

Recomendamos para: 2.º, 3.º Ciclos e Secundário

Atividades de: Programação e STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)

No contexto da educação tecnológica, o NTX apresenta-se como uma ferramenta fulcral nos diversos ambientes de aprendizagem, ou seja, por intermédio do robô, os alunos podem adquirir competências em várias áreas curriculares.

Informática: Criar e inovar na resolução de problemas em ambientes de programação. Desenvolvimento do raciocínio lógico e algoritmos.

Matemática: Desempenhar tarefas utilizando raciocínio lógico, cálculo mental, de onde os utilizadores terão que efetuar algumas estimativas matemáticas de forma a executar atividades com mais precisão e sucesso.

Geometria: Noções de Geometria estão implícitas na utilização do robô, ou seja, é necessário ter em conta noções de lateralidade e de orientação espacial.

Expressão verbal: Desenvolvimento de trabalho colaborativo.

Nota: Recomendamos para jovens com mais de 10 anos ou seja englobando os jovens do 2.º, 3.º ciclos e secundário.

 

 

 

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: