Comitiva Italiana de visita à Região - Lifelong Learning Programme PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 16 Dezembro 2011 11:08

 

logoLLPEntre 16 e 17 de dezembro, no âmbito do programa europeu “Comenius Regio”, uma comitiva que integra membros das instituições italianas parceiras da Madeira no projeto ICT2WORK desloca-se ao Funchal, no sentido de dar continuidade ao trabalho de coordenação do projeto e conhecer mais aprofundadamente alguns aspetos relacionados com a realidade tecnológica das escolas e do sistema educativo nesta região.

 

LLP

 

A comitiva é presidida por Giancarlo Carmosino, Diretor do Insituto Tecnico Statale “E.FERMI” de Isernia e inclui membros da Camera di Commercio, Industria Artigianato e Agricoltura da Região de Molise. O projeto ICT2WORK é coordenado pelo Ufficio Scolastico Regionale per il Molise (Italia) e tem como parceiro coordenador na Madeira a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, através da Direção Regional de Educação. O ICT2WORK tem como tema as competências em TIC desenvolvidas nas escolas e aplicáveis ao mercado de trabalho nas duas regiões.

 

A parceria engloba, para além das entidades italianas acima referidas, a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira e a Escola Profissional Cristóvão Colombo. “Este é um projeto  importante porque incide numa área de grande desenvolvimento: as TIC, o mercado do trabalho e a sua relação com a oferta formativa em TIC nas escolas. A oportunidade criada por esta parceira Comenius Regio permite-nos partilhar experiências e entender melhor as exigências do mercado de trabalho numa era de globalização, onde regiões como Madeira e Isernia enfrentam desafios acrescidos, sobretudo na sua modernização e reforço do capital humano" refere Rafael Santos, diretor de serviços de tecnologias educativas e responsável pela execução do projeto “ICT2WORK” na Direção Regional de Educação.

 

Para além das reuniões de trabalho, a comitiva irá ainda visitar a Escola Secundária Jaime Moniz e as instalações do projeto Apoio Escolar Online, um dos programas mais inovadores da SRE na área das TICE.


O programa do encontro inclui ainda uma visita a uma empresa de base tecnológica e a preparação do próximo semestre do projeto, que tem conclusão prevista para junho de 2012.

 

                             

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: