QIMinis PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Outubro 2010 15:27
Tweet

logo_QIMinis

A aprendizagem com o “quadro mágico” passa pelo tocar e experimentar, ver e refletir, ouvir e sentir. Uma sala em que todas as crianças estão motivadas, é o sonho de qualquer docente, através da utilização de um Quadro Interativo Multimédia, esse sonho é, cada vez mais, uma realidade.

 

 

O reconhecimento dos benefícios da utilização do QIM em contexto escolar é já tido, consensualmente, como um facto irrefutável. Como consequência, assistimos a um esforço por parte da SREC, escolas e autarquias da RAM, no sentido de equipar as escolas e salas de aula com estes equipamentos. Não obstante o número ainda reduzido de equipamentos por sala, este tem vindo a aumentar, deixando notória a necessidade de desenvolvimento de competências nos docentes.

O QIMinis baseia-se numa intervenção a nível da educação pré-escolar e 1º ciclo . Procura colmatar a falta de equipamentos em alguns estabelecimentos de ensino, através da disponibilização de um QIM portátil e do restante material para o manuseamento desta ferramenta em contexto de ensino-aprendizagem,  procurando-se que cada vez mais docentes tenham competências na elaboração de recursos educativos interativos.

Recorrendo ao uso da tecnologia, mas também à articulação das potencialidades do QIM com práticas baseadas na concepção interativa, procura-se inovar e estimular para o conhecimento e para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto, tornou-se, assim, imprescindível a inclusão de linguagens interativas que fazem parte da realidade das crianças, através do contacto com jogos, com o recurso à internet e a diversos softwares educativos.

A necessidade de aumento de recursos elaborados para a educação pré-escolar e 1º ciclo, leva-nos assim, a procurar que cada vez mais docentes se envolvam na utilização desta ferramenta, testemunhando o quanto é benéfica para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico dos alunos. A utilização do QIM, por parte destas crianças, irá motivá-las a experimentar e conhecer melhor a ferramenta, o que, à priori, será um factor benéfico para os níveis de ensino seguintes, que poderão aproveitar esta experiência e aumentar o nível de dificuldades das atividades propostas nos recursos educativos.

A metodologia adoptada no desenvolvimento do projeto centra-se na melhoria dos processos de integração da tecnologia através de:

- Apoio técnico-pedagógico

- Disponibilização do equipamento, por período a determinar

- Promoção da auto-formação dos docentes
- Desenvolvimento de experiências de partilha e aprendizagem colaborativa

- Inovação e boas práticas no processo de ensino-aprendizagem

Partilhe este artigo!

Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Twitter Submit to LinkedIn
 


Artigos Relacionados:


telefon dinleme