Programa “Avaliação e Intervenção nos Métodos de Estudo” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 27 Abril 2010 07:26

programa_aime

«Os alunos que aprendem satisfatoriamente desenvolvem um amplo repertório de estratégias de entre as quais escolhem aquela que lhes parece mais apropriada para uma situação específica, aplicando-a de modo flexível para fazer frente às necessidades de cada caso. Para o fazer necessitam de estar conscientes do que fazem, do seu estilo de aprendizagem e de controlar a sua aprendizagem de modo a serem capazes de tomar as decisões certas e mudar a sua escolha se esta se mostrar ineficaz».
Nisbet, J. & Shucksmith, J., in Estrategias de Aprendizaje. Madrid: Santillana, 1987


O Programa “Avaliação e Intervenção nos Métodos de Estudo” – AIME, foi criado por um grupo de professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico de algumas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), no sentido de tentar resolver alguns problemas específicos dos alunos que conduzem ao insucesso escolar.

O programa procura colocar instrumentos de trabalho à disposição dos profissionais de educação, de forma a rentabilizar e re (criar) a promoção de competências de estudos dos alunos, envolvendo duas áreas de investigação específicas:
(i) Os comportamentos organizadores do estudo;
(ii) As dimensões cognitivas inerentes à aprendizagem. 

Saiba mais em http://www01.madeira-edu.pt/projectos/aime/

 

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: