familia pineco

O Pineco é um jogo educativo multiplataforma, gratuito, desenvolvido pelo Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto ProRED (Produção de Recursos Educativos Digitais), que ajuda os mais novos a consolidar os conteúdos de diversas disciplinas, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, de uma forma lúdica!

 

O Pineco // Jogo educativo multiplataforma

jogos pineco

O jogo educativo tem como objetivos estimular capacidades cognitivas das crianças, como a habilidade manual, capacidade de concentração, memória, leitura e capacidade verbal; e oferecer experiências mais enriquecedoras e, de acordo, com os tempos em que vivemos. O Pineco conta com diversos jogos educativos, entre os quais, O Pineco Português, O Pineco Matemática, O Pineco Estudo do Meio, O Pineco Segurança na Internet e O Pineco Tabuada com três níveis de dificuldade distintos: 1, 2 e 3; sendo o nível 1 um nível com perguntas fáceis e o nível 3 um nível com perguntas difíceis. São apresentadas questões com 3 opções de resposta. Deverá clicar-se na resposta correta, o mais rapidamente possível, para se conseguir acumular a máxima pontuação. Ao longo do jogo, aparecerão alguns bónus que darão mais tempo e mais pontos. Mas, deverá ter-se atenção antes de se clicar, porque alguns são armadilhas que retiram tempo de prova.

O projeto disponibiliza, ainda, jogos educativos desenvolvidos pelos estabelecimentos de ensino da RAM, com recurso à aplicação para criação de jogos educativos multiplataforma O Pineco Editor, que poderão ser consultadas em O Pineco das Escolas, no portal do projeto.

As aplicações educativas poderão ser exploradas em qualquer dispositivo móvel (smartphone e/ou tablet), a partir do portal do projeto ProRED.

O Pineco Editor // Aplicação multiplataforma

pineco editorOs estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira têm à disposição uma aplicação que permite a criação de jogos educativos multiplataforma de pergunta-resposta, por parte de alunos e/ ou professores, no âmbito de qualquer área disciplinar ou não disciplinar, dirigidos aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico: 6+ (conteúdos dirigidos aos 1.º e 2.º anos), 8+ (conteúdos dirigidos aos 3.º e 4.º anos), 10+ (conteúdos dirigidos aos 5.º e 6.º anos), 13+ (conteúdos dirigidos aos 7.º, 8.º e 9.º anos).

 

Após registo no portal do projeto será facultada a aplicação O Pineco Editor e disponibilizado um tutorial da ferramenta de criação de jogos educativos multiplataforma. O jogo poderá abordar questões de diferentes áreas disciplinares, mas terá de ser dirigido apenas a um nível de escolaridade.

Demonstrações pedagógicas

O projeto possibilita aos estabelecimentos de ensino da RAM a oportunidade de requererem uma demonstração dos jogos educativos multiplataforma, como instrumentos para a prática pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico. As demonstrações pedagógicas destinam-se a uma turma do ensino básico e realizar-se-ão até maio de 2019, às quartas-feiras, com a duração de 60 minutos. As referidas demonstrações terão uma vertente tecnológica com a utilização de computadores e dispositivos móveis. As escolas que solicitem as referidas demonstrações pedagógicas terão de participar no projeto O Pineco com a criação de um jogo educativo multiplataforma sobre uma área disciplinar ou não disciplinar, à escolha, dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico. O jogo deverá ser desenvolvido recorrendo à aplicação de criação de jogos educativos, de pergunta-resposta, O Pineco Editor e entregue até ao dia 14 de junho de 2019. Os jogos multiplataforma dos diferentes estabelecimentos de ensino participantes serão disponibilizados no portal do projeto O Pineco (prored.educatic.info/pineco) e divulgados nas páginas das redes sociais.

Para mais informações, consultar o portal da aplicação e do projeto:

Pineco (http://prored.educatic.info/pineco/)