utilizadores DESTINATÁRIOS
 
O projecto destina-se a todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º Ano do Ensino Básico até o 12º Ano de escolaridade.

Nos últimos 6 anos, várias instituições de ensino tem vindo a participar no projecto CAPER, implementando e desenvolvendo actividades com os robôs junto dos alunos em contexto de sala de aula e em actividades externas a esa. É notório o fascínio e o contributo do uso da robótica nos ambientes de aprendizagem dos alunos.







Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;

Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;

Favorecer a interdisciplinaridade;

Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;

Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;

Estimular a criatividade no âmbito curricular;

Desenvolver capacidades autodidácticas;
APOIO

MÉTODO DE APOIO

  Será realizado um acompanhamento periódico de forma a apoiar os professores tanto ao nível pedagógico (mais precisamente no que concerne à criação e realização das actividades pedagógicas em contexto de sala de aula) como também ao nível técnico (no que se refere à disponibilização dos robôs e construção dos mesmos).






Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;

Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;

Favorecer a interdisciplinaridade;

Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;

Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;

Estimular a criatividade no âmbito curricular;

Desenvolver capacidades autodidácticas;
 
Logo CAP3RCapacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de 3D e 3R´s (Robótica, Realidade Aumentada e Realidade Virtual)

 

O Mundo dos Robôs é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Envolva-se nas diferentes áreas curriculares dos diversos níveis de ensino, despertando assim a curiosidade e a imaginação dos alunos. 
 
 
 

 

 

OBJECTIVOS

 

 

 

Vantagens pedagógicas do Projeto CAP3R

 
  • Desenvolvimento do raciocínio e da lógica na construção de programas para o controlo de mecanismos;
 
  • Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos nas áreas como a matemática, física, electricidade, electrónica e mecânica;
 
  • Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
 
  • Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
 
  • Estimular a criatividade no âmbito curricular;
 
  • Desenvolver capacidades autodidácticas;
  • Aprimorar a motricidade por meio da execução de trabalhos manuais;
 
  • Possibilitar ao aluno testar num equipamento físico o que foi aprendido na teoria ou nos programas "modelo" que simulam o mundo real;
 
  • Transformar a aprendizagem em algo positivo, tornando bastante acessível aos princípios de Ciência e Tecnologia aos alunos;
 
  • Criar habilidades para a investigação e resolução de problemas concretos.




 

 

 

Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;

Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;

Favorecer a interdisciplinaridade;

Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;

Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;

Estimular a criatividade no âmbito curricular;

Desenvolver capacidades autodidácticas;

sre dre gmte

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok Recusar