dcb 1

Criado pelo Decreto-lei nº 140/2001, de 24 de Abril, o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (TI) possibilita a qualquer cidadão o reconhecimento e certificação das suas competências básicas em TI.

Atualmente, é imprescindível que qualquer cidadão adquira, logo a partir do Ensino Básico, um conjunto de competências básicas em tecnologias da informação como instrumento de combate à info-exclusão.

A criação deste diploma tem por finalidade a massificação das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Internet, tendo por base um sistema de reconhecimento e validação formal de competências por toda a sociedade a partir dos primeiros anos de escolaridade.
Na Região Autónoma da Madeira foi lançado por iniciativa da Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional, entidade acreditada como instituição de certificação, um projecto com vista à promoção a validação de competências básicas em TI nas escolas, de forma a preparar, de forma controlada e avaliada, o processo de reconhecimento destas competências no quadro do sistema nacional.

A certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação destina-se a dotar todos os alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (que frequentam a Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC), alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e outros agentes da comunidade educativa da RAM com as competências básicas em TI.
A obtenção do DCB está sujeita a aprovação numa prova prática, com a duração máxima de sessenta minutos e à qual qualquer cidadão pode candidatar-se.
A prova prática de desempenho associada à verificação das tarefas exigidas é acompanhada e monitorizada pelo Coordenador TIC do respetivo estabelecimento de ensino.

DCB1

http://sidiploma.fct.pt/login.jsp

A avaliação do exame tem como propósito averiguar o domínio por parte do candidato das seguintes competências:

  • Escrever, imprimir e guardar um texto;
  • Pesquisar informação na Internet;
  • Receber e enviar uma mensagem de correio eletrónico;
  • Criar e nomear uma pasta;
  • Digitar e gravar um texto;
  • Aceder à World Wide Web;
  • Entrar num motor de busca;
  • Pesquisar sobre um tema dado e imprimir páginas;
  • Entrar na caixa de correio eletrónico;
  • Ler uma mensagem de correio eletrónico;
  • Enviar uma mensagem, anexando um ficheiro.

Professores que se encontram a exercer o cargo de Coordenador TIC nas escolas da Região Autónoma da Madeira, de acordo com os pressupostos constantes no Despacho Legislativo Regional Nº 3/2010 de 21 de outubro.

De acordo com os princípios consignados no Despacho Legislativo Regional Nº 3/2010 de 21 de outubro, encontra-se regulamentada a figura do Coordenador das Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta estrutura de gestão intermédia, presente em cada estabelecimento de ensino possibilita a coordenação e execução de projetos e iniciativas em curso que envolvem toda a comunidade educativa, respeitantes ao uso de computadores, redes e Internet e outros equipamentos tecnológicos que se integrem nos objetivos apontados no Projecto Educativo de Escola e no Plano Anual de Atividades.
O Plano TIC integra-se, assim, num conjunto de estratégias para dotar as escolas com as condições necessárias, de forma a responderem aos desafios da Sociedade da Informação.

Deste modo, a ação do Coordenador TIC como agente de mudança é fulcral em todos os níveis de escolaridade, para que os estabelecimentos de Ensino Básico e Secundário com ou sem unidades de Educação Pré-Escolar, apetrechados com salas TIC, possam trabalhar de forma sólida e colaborativa a integração das TIC no processo curricular e de ensino-aprendizagem de toda a comunidade envolvente.

O Coordenador é parte integrante deste projeto e assume um papel dinâmico no desenvolvimento de competências e na coordenação e gestão de projetos TIC, na sua dimensão pedagógica e tecnológica, no sentido de privilegiar a relação da escola com as tecnologias.

sre dre gmte

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok Recusar