O programa é composto, atualmente, por nove projetos, a saber: “TV escola”, “Cinedesafios”, “Aprender com o Cinema”, “Webradio”, "TICultura", "Certificação Escola Educamedia", "Madeira Curtas", Festival de Audiovisual e Cinema Escolar", "Educamedia - Aprende Online". Os mesmos possibilitam a melhoria da qualidade de comunicação e convergem para auxiliarem o processo de conhecimento, criando novas alternativas, por forma a estimular a melhoria da qualidade da educação e das condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino–aprendizagem, como também contribuem para a construção de valores, fomentando no educando mais segurança e facilitando-lhe uma maior integração face às questões sociais.

curto azul png

O Educamedia - Aprende Online, consiste na criação de cursos online, com suporte na criação de vídeos para apresentação de conteúdos, tendo como finalidade a formação professores e alunos na área das artes, das tecnologias educativas e conteúdos curriculares.

logo com curtas

MADEIRA CURTAS – realiza-se no Funchal, em data a definir, no âmbito do Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE), e tenciona reconhecer e premiar o trabalho realizado na área do vídeo de curta duração.

capa evento face

O VI Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (Programa Educamedia), decorre em  junho de 2019, no Teatro Baltazar Dias, Funchal, no âmbito da "Semana Regional das Artes 2018", organizada pela Secretaria Regional de Educação, Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), produzida pela Associação Regional de Educação Artística (AREA).

Pretende-se, assim, desenvolver uma dinâmica com as escolas e outras entidades relativamente ao cinema e ao audiovisual, dando a conhecer filmes e proporcionar situações de aprendizagem através de workshops de formação para alunos, professores e público geral e premiar/reconhecer o que de melhor se faz nesta área.

certificacao educamedia

“Escola Educamedia” consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas, através da participação nos projetos do programa Educamedia, relativamente aos media e audiovisuais que levem à estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual, tendo como finalidade a formação de alunos e professores tecnologicamente competentes e artisticamente criativos.

A proposta às escolas consiste na adoção de uma metodologia de trabalho baseada na definição de cada projeto que, articulando com as atividades propostas, contribua para uma melhoria da capacidade crítica relativamente à informação mediática, da criatividade e aptidão para a criação de conteúdos audiovisuais da escola e da comunidade.

A execução com sucesso das atividades propostas é reconhecida através da atribuição de um certificado de excelência Educamedia, acompanhado de um selo referente ao ano letivo, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade. 

sre dre gmte

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok Recusar