O que poderá ser mais motivador para uma criança do que aprender brincando, sobretudo, se puder utilizar Internet e/ou um dispositivo móvel?

Com a massificação da Internet e dos dispositivos móveis abriram-se portas para as aplicações com conteúdos educativos. Esta nova realidade traz novos desafios aos agentes educativos, pais, encarregados de educação e docentes. Um dos segredos para o sucesso, além da motivação que constitui para a criança trabalhar com este tipo de dispositivos, radica no facto das aplicações contribuírem com uma forte componente lúdica para algumas atividades educativas que, até ao momento, estavam exclusivamente destinadas ao papel.

O projeto ProRed tem como objetivo fulcral desenvolver conteúdos educativos em formato digital, orientados para a Educação Pré-escolar (Pré-ROM) e para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico (O Pineco), que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão do conhecimento.

Os recursos educativos digitais procurarão estimular a aprendizagem, de forma lúdica, aprazível, interativa e intuitiva, possibilitando uma atuação ativa e reflexiva por parte das crianças.

ProRed obedece às orientações curriculares propostas pelo Ministério da Educação para a Educação Pré-Escolar e Ensino Básico. O projeto, nas abordagens que apresenta, em momento algum, pretende esgotar-se em si mesmo, pelo contrário, é um projeto que pretende reunir recursos educativos digitais, onde os docentes, pais, encarregados de educação e demais interessados se podem apoiar nas suas estratégias/ atividades educativas.