O Projeto CAPER PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 01 Junho 2010 12:50
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O Mundo dos Robôs é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Envolva-se nas diferentes áreas curriculares dos diversos níveis de ensino, despertando assim a curiosidade e a imaginação dos alunos.
 
 
A Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional (DSIFIE) da Direção Regional de Educação (DRE), apresenta o projeto Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias na utilização da Robótica (CAPER) como uma proposta tecnológica em apoio ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, utilizando a robótica como ferramenta interdisciplinar. As atividades envolvidas no projecto possibilitam métodos práticos de ensino, envolvendo o aluno e estimulando-o a interagir com o ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando aptidões nas disciplinas relacionadas à educação científica. Todo o desenvolvimento do projeto acenta na implementação de um estudo tecnológico e científico, moldado no processo criativo, utilizando a robótica como ferramenta lúdica e evidenciando o fator motivacional, como base de aquisição do conhecimento. Os recursos didáticos utilizados no projeto CAPER, apresentam-se como um instrumento educacional a ser aplicado nos vários níveis curriculares envolvendo todos os alunos, mesmo aqueles que por motivos de saúde ficam afastados meio escolar temporariamente.
 

 

APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL:

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Este projecto propõe-se a constituir um momento de análise e de reflexão acerca das potencialidades do uso da robótica no âmbito da sala de aula como também em ambientes externos à escola, apresentando-se como artefacto de mediação entre os alunos e a aprendizagem.


Numa visão paralela podemos constatar que a envolvência dos princípios orientadores do projecto ENECMA, que vem possibilitar a criação de actividades dinamizadoras de forma a facultar a integração mais rápida do aluno na escola promovendo a inclusão deste.

 
 

As principais vantagens pedagógicas da robótica consistem no:

 

Desenvolvimento do raciocínio e da lógica na construção de programas para o controlo de mecanismos;

  • Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos nas áreas como a matemática, física, electricidade, electrónica e mecânica;
  • Aprimorar a motricidade por meio da execução de trabalhos manuais;
  • Possibilitar ao aluno testar num equipamento físico o que foi aprendido na teoria ou nos programas "modelo" que simulam o mundo real;
  • Transformar a aprendizagem em algo positivo, tornando bastante acessível aos princípios de Ciência e Tecnologia aos alunos;
  • Estimular a leitura, a exploração e a investigação; preparar o aluno para o trabalho em grupo;
  • Estimular o hábito do trabalho organizado, uma vez que desenvolve aspectos ligados ao planeamento, execução e avaliação final de actividades;
  • Ajuda ao aluno a superar as limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize os seus conhecimentos e as suas experiências, desenvolvendo a capacidade de argumentação;
  • Desenvolver concentração, disciplina, responsabilidade, persistência e perseverança;
  • Estimular a criatividade, tanto no momento de concepção das ideias, como durante o processo de resolução dos problemas;
  • Tornar o aluno consciente da ciência na sua vida quotidiana;
  • Desenvolver competências autodidácticas na pesquisa e aquisição de conhecimentos;
  • Criar habilidades para a investigação e resolução de problemas concretos.

 

    

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