SCRATCH programa que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Outubro 2010 14:35
scratch1 O Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo Media Lab do MIT, que permite criar histórias animadas, jogos e outros programas interactivos.

 

Esta linguagem de programação está direccionada a pessoas com mais de 8 anos de idade e tem como objectivo promover a aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais.

 

Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, é ideal para quem não tem conhecimentos de programação; é muito acessível e utiliza um interface gráfico onde os programas são montados como blocos de LEGO. Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que pode ser agrupado livremente com outros blocos. Os comandos são atribuídos e alterados através de menus.

 

O Scratch inspirou-se na forma como os DJs fazem a mistura de sons para criar novas músicas. No entanto, esta linguagem consegue misturar diversos tipos de objectos multimédia, como imagens, sons e outros programas.

 

A aplicação conta com versões para Windows e Mac OS X e pode ser importada gratuitamente através do sítio SAPOScratch, que resultou de uma parceria entre a Portugal Telecom e o MIT, celebrada em Novembro de 2008. Neste sítio pode encontrar, além da aplicação, trabalhos criados em Scratch, vídeo-tutoriais e outras informações de interesse.

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: