Scratch aplicado ao "Percurso Curricular Alternativo" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 24 Fevereiro 2014 10:56

O Scratch é uma ferramenta de programação visual, por blocos - que é indicada para jovens dos 8 aos 16 anos. Esta é utilizada particularmente em todos os níveis etários a partir dos 5 anos de idade. Seguidamente podemos consultar o trabalho da docente Vânia Ramos do grupo 550, que desenvolveu uma reflexão crítica que relata a sua experiência com a utilização do Scratch numa turma de 9º Ano de Percurso Curricular Alternativo (PCA).

 

No Ano letivo 2010/2011 com a turma de 9.º Ano de PCA do Agrupamento de Escolas do castelo, Escola Básica do Castelo em Sesimbra, alunos e professores abraçaram um projeto que visou a mudança de comportamentos, fomentando estratégias ensino e formas de aprendizagem inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento.

 

Basicamente o projeto consistiu em preparar uma apresentação sobre a sexualidade, utilizando o Scratch, para o congresso do GISC - Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária. Esta atividade envolveu as disciplinas de Português, Artes e Tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Ciências e Inglês.
Este sendo um bom exemplo das práticas educativas no âmbito da utilização das TIC nas várias áreas curriculares, os docentes poderão consultar o referido relatório reflexivo que relata as dinâmicas envolvidas nesta experiencia enriquecedora.

 

  • Descarregar o relatório crítico em formato PDF: http://goo.gl/xYjUQT
  • Para mais informações consultar em: http://goo.gl/1vzoLW

 

 

Partilhe este artigo!

Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Twitter Submit to LinkedIn
 


Artigos Relacionados:


telefon dinleme