Olimpíadas nacionais de informática: inscrições abertas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 03 Maio 2011 16:49
olimpiadas-0707

Até dia 10 de maio qualquer jovem que, no ano letivo 2010-2011, frequente o ensino básico, secundário ou equivalente e que tenha nascido até dia 30 de junho de 1991 pode inscrever-se nas Olimpíadas nacionais de informática.

A competição é organizada pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) em colaboração com Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com o Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

 Pode ler-se no comunicado de imprensa que "A primeira fase da prova nacional, dita prova preliminar, consiste em três problemas apresentados simultaneamente a todos os concorrentes através da Internet por meio de um sistema de gestão de concursos de programação, problemas esses que deverão ser resolvidos individualmente pelos concorrentes, utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal (www.freepascal.org) ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC (http://gcc.gnu.org) e submetidos através do mesmo sistema, para avaliação.

Antes da prova preliminar, a organização disponibilizará na Internet um concurso fictício para que os concorrentes se possam familiarizar com o sistema. A classificação é atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados corretamente pelos programas submetidos pelos concorrentes e será validada por um júri nacional, nomeado pela organização, o qual também desempatará os casos em que tal seja necessário, observando a qualidade da programação. Os melhores concorrentes da primeira fase, até um máximo de 30, participarão na segunda fase do concurso, que constitui a prova final.

A prova final é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, mas presencialmente, em local ou locais a anunciar. A classificação final do concurso, a atribuir pelo júri nacional, é a da prova final, atribuída nos mesmos moldes da prova preliminar.As provas de treino e de qualificação realizam-se na Internet.

A final realiza-se no Porto, nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Todos os 30 concorrentes selecionados compareceram, acompanhados pelos seus professores.

Os concorrentes melhor classificados na prova final, em número que será determinado pelo júri nacional, poderão ser selecionados para participarem num estágio de formação sobre resolução de problemas de programação em ambiente de concursos, a realizar em Julho de 2011, no final da qual serão escolhidos, de entre os elementos desse grupo, em função do seu desempenho durante o estágio, um, dois, três ou quatro, para participarem, em representação de Portugal, nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2011 (http://www.ioi2011.or.th/) que se realizarão na cidade de Pattaya, na Tailândia, de 22 a 29 de Julho de 2011."

Para saber tudo sobre as Olimpíadas pode ir ao site oficial.

A partir de hoje e até dia 10 de maio qualquer jovem nascido até dia 30 de junho de 1991 e que pode inscrever-se na competição e que, no ano letivo 2010-2011 frequentem o ensino básico, secundário ou equivalente.

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: