O Pineco: o jogo educativo multiplataforma! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 24 Setembro 2015 11:57

pineco

 

O Pineco é um jogo educativo multiplataforma, gratuito, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto ProRED, que ajuda os mais novos a consolidar os conteúdos de diversas disciplinas, do 1.º ciclo do Ensino Básico, de uma forma lúdica! 

 

O que poderá ser mais motivador para uma criança do que aprender brincando, sobretudo, se puder utilizar um dispositivo móvel? Com a massificação dos dispositivos móveis (tablets e smartphones), abriram-se portas para as aplicações (apps) com conteúdos educativos. Esta nova realidade traz novos desafios aos agentes educativos, pais, encarregados de educação e docentes.

 

O Pineco, desenvolvido a pensar nas necessidades dos alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos), conta com três jogos educativos: O Pineco Português, O Pineco Matemática e O Pineco Estudo do Meio, com três níveis de dificuldade distintos. O jogo educativo multiplataforma tem como objetivos estimular capacidades cognitivas das crianças, como a habilidade manual, capacidade de concentração, memória, leitura e capacidade verbal; e oferecer experiências mais enriquecedoras e de acordo com os tempos em que vivemos. Possibilitará, ainda, aos docentes interessados a adaptação do jogo à sua prática pedagógica, ou seja, o jogo terá a possibilidade de ser reeditado: o docente poderá construir as suas próprias questões consoante a sua realidade educativa.

 

A aplicação educativa poderá ser explorada em qualquer dispositivo móvel (smartphone e/ou tablet), a partir do portal do projeto ProRED. No referido portal, poderão, ainda, explorar-se e descarregar-se recursos educativos digitais sobre os animais domésticos e os animais da quinta, dirigidos à educação Pré-escolar.

 

PRORED obedece às orientações curriculares propostas pelo Ministério de Educação para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto nas abordagens que apresenta, em momento algum, pretende esgotar-se em si mesmo, pelo contrário, é um projeto que pretende reunir recursos educativos digitais, onde os docentes, pais, encarregados de educação e demais interessados se podem apoiar nas suas estratégias/ atividades educativas.

 

Para mais informações, consulte o portal da aplicação e do projeto:
Pineco (http://prored.educatic.info/pineco/)

ProRED (http://prored.educatic.info/)

 

Partilhe este artigo!

Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Twitter Submit to LinkedIn
 


Artigos Relacionados:


telefon dinleme