O nosso Projeto! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 26 Abril 2012 15:42

image

 

 

O projeto ENECMA - Estou na Escola com os meus Amigos, regista este ano um ligeiro aumento no número de alunos apoiados, com cerca de 17 alunos já apoiados (12 em 2010) e mais 7 outros alunos registados em observação/referenciação do seu estado clínico, pertencentes a 9 escolas da região. O projeto cumpre assim um importante objetivo: o de apoiar e manter a ligação às escola de origem dos alunos da RAM que se ausentaram da sua escola por motivos de doença.

A ação do ENECMA tem vindo a crescer e a focalizar-se nos alunos que se encontram em regime ambulatório, uma vez que os seus períodos de internamento hospitalar tem sido reduzidos.

A nível dos serviços de saúde, destacamos a colaboração do serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, pois este ano tem-se verificado um aumento de casos referenciados por este serviço, de alunos com patologias associadas ao foro emocional.

Por parte das escolas, elo fundamental no sucesso do projecto, continuamos a notar optimismo e muita colaboração dos professores e das direções escolares, o que naturalmente se reflete na motivação positiva que se verifica nos alunos envolvidos no projeto.

O tipo de aprendizagem a distância proporcionada pelo ENECMA tem mostrado ser uma alternativa eficaz, sempre que se cumpram alguns requisitos simples de participação por parte das equipas de professores e do aluno, em que é considerada a situação específica de doença deste. Um dos fatores que contribui também para este sucesso é o sistema utilizado pelo ENECMA, o qual foi elaborado a partir de uma base moodle mas que se apresenta muito simplificado e "clean" para ajudar os professores na gestão de conteúdos para os seus alunos, tendo ainda uma administração de curso facilitada, o que permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.

Ler mais em:

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: