Metodologia ::esTOU na Escola:: PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 02 Outubro 2009 08:25


“O construtivismo baseia-se na premissa de que todos nós construímos a nossa perspectiva do mundo, através da experiência individual e do esquema”
(Schuman, 1996)


Os novos ambientes de aprendizagem, que estão a surgir no âmbito da Sociedade do Conhecimento, caracterizam-se por uma mudança no paradigma do conceito de educação num determinado período da vida, para a aprendizagem ao longo da vida.
Os professores já não são a única fonte de informação, enquanto detentores únicos do conhecimento, para este passar a ser distribuído e partilhado. Estas mudanças nos papéis dos professores e, por consequência, nas suas competências, obrigam a repensar estas, através de uma actualização permanente ou mesmo da sua reformulação, que se torna ainda mais premente na implementação de um projecto com esta amplitude e importância.
Existem diversos métodos e técnicas pedagógicas, baseados em diversas Teorias de Aprendizagem, das Teorias mais deterministas à Teoria Construtivista, na qual consideramos que devem ser baseados os métodos e técnicas a adoptar no projecto Escola Virtual (Estou na Escola).
 
Princípios básicos da Teoria Construtivista:

  • O conhecimento é construído activamente pelo aluno; não é transmitido.
  • A aprendizagem é, simultaneamente, um processo activo e reflexivo.
  • A interpretação que o aluno faz da nova experiência é influenciada pelo seu conhecimento prévio.
  • As interacções sociais introduzem perspectivas múltiplas na aprendizagem.
  • A aprendizagem requer a compreensão do todo assim como das partes, e estas deverão ser entendidas no contexto do todo. A aprendizagem deve, por isso, centrar-se em contextos e não em factos isolados.


A essência do construtivismo é, pois, construir o seu próprio conhecimento, o qual é visto como relativo (nada é absoluto, varia de pessoa para pessoa) e falível (nada pode ser assumido como garantido) (Wilhelmsen e al., 1999c).
Cada vez mais utilizada em educação, a pedagogia de projecto é um método pedagógico que apresenta várias características muito interessantes e que vão ser utilizadas no âmbito deste projecto pela flexibilidade que permite aos professores e alunos.

Na pedagogia de projecto as condições da aprendizagem são consideradas tão ou mais importantes que os conteúdos dessa aprendizagem. O método não se centra no objecto de estudo, mas no sujeito que aprende, e que ajudará a progredir no conhecimento, no seu saber-fazer, saber-ser, mas também nas suas capacidades de emoção, reflexão, de autonomia, de sentido crítico (“qualidades dinâmicas”).

Ler mais em: EstounaEscola

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: