Integração das TIC nas Áreas Disciplinares PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 12 Julho 2010 10:27
tablet

 

INTEGRAÇÃO DAS TIC NAS

ÁREAS DISCIPLINARES

 

Atualmente, a escola tem procurado integrar os avanços tecnológicos que ocorrem em esferas sociais que a ultrapassam. A dificuldade de integração das TIC nas escolas refere-se tanto à conceção da escola, das suas funções e organização, assim como à própria vontade de os alunos, educadores e professores em dinamizar este domínio do conhecimento.

A integração das TIC nas áreas disciplinares significa viver as atividades escolares com a consciência de que existem meios (sistemas informáticos) a que se possa recorrer sempre que isso seja pertinente, mas mantendo a ideia de que existirão momentos e atividades em que o processo de ensino-aprendizagem pode sugerir simplesmente não ligar os computadores.
Esta integração passa necessariamente pela naturalização do uso das TIC por parte do professor tal como acontece com os outros recursos materiais que habitualmente usa nas aulas (manuais escolares, cadernos, lápis, etc.). O processo de naturalização dá-se progressivamente e requer o conhecimento da utilidade das TIC nas atividades letivas.

 

areas_curriculares

 

Na Região Autónoma da Madeira, a integração das TIC nas áreas disciplinares é regulamentada pelos Ofícios-Circulares nº 5.0.0 – 320/09 de 16 de Julho e nº 5.0.0 – 429/09 de 8 de Outubro com aditamento do Ofício-Circular nº 5.0.0 – 339/10 de 7 de Julho que entrou em vigor no ano letivo 2010/2011.

Todos os anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico devem contemplar uma hora semanal de integração das TIC nas áreas disciplinares, cuja planificação pode ser auxiliada a partir dos conteúdos programáticos presentes no capítulo “Transversalidade das TIC no Primeiro Ciclo do Ensino Básico” presente no Documento de Orientações Metodológicas.

Nesta hora os docentes deverão trabalhar conteúdos programáticos das áreas disciplinares recorrendo às TIC como recurso e estratégia de trabalho.
Nesta seção prestamos apoio aos docentes que lecionam esta actividade, disponibilizando e partilhando recursos educativos pertinentes, como modelos de planificação e documentos de orientação.