Educação Pré-Escolar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 09 Julho 2010 15:30
paint-brushes EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Na Educação Pré-Escolar as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “ (…) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente (…).” Esta situação verifica-se com muitas crianças que, hoje em dia, têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa, tornando-se premente a sua integração em contexto de sala de aula e, de uma forma geral, em todas as atividades letivas.

 

pre1 pre2

 

A utilização das TIC na Educação Pré-Escolar vai proporcionar um novo dinamismo à prática pedagógica, conduzindo o educador a uma reflexão e análise das suas opções e práticas educativas, selecionando as que mais se adequem ao contexto e ao grupo de crianças.

“ (…) a utilização dos meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “ (…) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática (…).” (1997:72 – “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).

Nas Escolas Básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar e nos Jardins-de-infância da Região Autónoma da Madeira, o ensino das TIC na Educação Pré-Escolar é de caráter facultativo, embora, cada vez mais, as instituições adiram ao projeto, implementando esta área no decorrer das atividades letivas.
Com o objetivo de apoiar e orientar a comunidade educativa neste processo, foi criada uma seção específica, no Documento de Orientações Metodológicas, referente à implementação das TIC na Educação Pré-Escolar.
Nesta seção os docentes poderão encontrar os conteúdos programáticos a lecionar, juntamente com outras informações relacionadas com a prática pedagógica.

 

pre3

 

Assim, e de acordo com os pressupostos apresentados neste documento, no final da Educação Pré-Escolar a criança deverá apresentar o seguinte conjunto de competências desenvolvidas:

 

1. Compreender a natureza e utilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade e no quotidiano.
2. Desenvolver o interesse relativamente ao uso das TIC, adotando uma postura experimental.
3. Explorar atividades lúdico-pedagógicas no seu computador.
4. Ter a capacidade de discernir entre o real e o virtual, entre o automático e o manual.
5. Desenvolver competências na área da motricidade fina e cinestesia, através do manuseamento dos periféricos como o rato e\ou o teclado.
6. Observar e reconhecer, pela curiosidade e indagação, as principais partes e funções de um computador e de alguns dos seus periféricos.
7. Nomear algumas funções de determinados programas/aplicações.
8. Cooperar em grupo, desenvolvendo uma atitude crítica e construtiva nas ctividades propostas.