Regiões Europeias da Madeira e Molise, Itália, estudam competências TIC na preparação dos jovens para o mercado de trabalho PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 16 Novembro 2010 09:43

LLP_logo

Na próxima 4ªF, dia 17 de Novembro, pelas 12:00, no auditório da Direcção Regional de Educação, ocorrerá a sessão pública de apresentação do projecto intitulado TIC: UMA OPORTUNIDADE DE FICAR E TRABALHAR AQUI NA MINHA REGIÃO, acrónimo ICT2WORK.

 

 

Neste âmbito, a Madeira acolhe, pela primeira vez na história dos projectos comunitários, uma reunião de uma parceria Comenius Regio. O UFFICIO SCOLASTICO REGIONALE per il Molise (Itália) é a instituição da região coordenadora e a Direcção Regional de Educação é a instiituição da região parceira. O projecto tem ainda como parceiros locais nas 2 regiões o ISITUTO TECNICO STATALE “E.FERMI” de ISERNIA e a CAMERA DI COMMERCIO, INDUSTRIA ARTIGIANATO E AGRICOLTURA de Isernia, a ESCOLA PROFISSIONAL CRISTÓVÃO COLOMBO e a S.D.M. – SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DA MADEIRA, S.A.

 

A apresentação pública do projecto conta com a participação de Giuliana Petta, Directora de Educação Regional da Região de Molise, Província de Campobasso, de Luigi Brasiello, Presidente da Camera di Commercio de Isernia e de Giancarlo Carmosino, Director da Escola Profissional Enrico Fermi para além de representantes dos parceiros locais na RAM.

O ICT2WORK tem como objectivo identificar o nível de competências em TIC dos alunos, pertencentes a ambas as regiões, que compartilham similaridades em seus contextos geográficos, sociais e económicos. O projecto vai analisar e comparar a proposta pedagógica das duas escolas em relação ao uso das TIC, após a execução do questionário.Os corpos docentes e as direcções das escolas parceiras serão uma parte importante do projecto, pois irão elaborar um modelo educacional para atingir os objectivos estabelecidos e promover a capacidade de aprender a aprender entre os estudantes. O projecto, portanto, propõe a realização de dois grandes objetivos específicos: Por um lado aumentar o conhecimento dos alunos a nível das competências TIC e por outro lado facilitar a sua inclusão no mundo do trabalho.
A Câmara de Comércio de Isernia e a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira apoiarão a investigação e análise das competências em TIC que são mais exigidas pelas empresas que operam em ambos os territórios regionais.
O objectivo principal é permitir que os alunos possam desenvolver as competências em TIC aplicáveis ao mercado de trabalho nas duas regiões, evitando assim um maior despovoamento das zonas em causa.

 

Para mais informações seleccione aqui.

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: