Lançamento de Jogo educativo sobre Descoberta da Madeira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 27 Junho 2011 10:41
timesh

Decorrerá nos próximos dias 29 e 30 de junho, quarta e quinta, o grande evento GAMEFest – APEL 2011 de lançamento do jogo online TimeMesh sobre a história da Europa. O jogo TimeMesh é um jogo online, Serious Games (jogos sérios), onde os jovens entre os 13 e 18 anos podem aprender história, cultura e cidadania, adquirindo e aplicando estratégias e conhecimentos. O jogo é composto por três momentos chaves da Europa: Descobertas Marítimas, Revolução Industrial e 2ª Guerra Mundial.


O evento vai acontecer na Escola da APEL, começando na quarta-feira com o lançamento inédito em jogos para computador da descoberta da Ilha da Madeira, facto histórico das descobertas marítimas da Europa. Pela primeira vez, os jovens madeirenses, e não só, podem jogar sobre a história local. Esta grande festa conta com a abertura oficial pelas 09h30 com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Francisco Fernandes, e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques. No resto da parte da manhã decorrerá a apresentação do jogo e outras atividades culturais.

Na parte da tarde, ocorrerá a estreia do jogo das Descobertas Marítimas em vários espaços multimédia da escola, com a entrega de brindes a todos os participantes, bem como sorteios e entregas de prémios para os melhores classificados. A sessão de encerramento contará com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional.

A sessão do dia 29 de junho será transmitida em direto via Web através deste site.

Na quinta – feira, 2º dia do evento, vai decorrer uma formação para professores intitulada de “Jogos Digitais como Paradigma de Ensino – Aprendizagem”. Esta formação tem como objetivos a divulgação das metodologias pedagógicas de integração dos jogos e preparação de cenários para jogos de educativos. Esta formação tem o limite de 20 participantes. A formação terá vários intervenientes dos vários parceiros do Projeto Europeu que tiveram intervenção direta no desenvolvimento do jogo.

Este jogo online resulta do projeto SELEAG (Serious Learning Games) cujo objectivo principal usar os “Serious Games” para aprender história, cultura e relações sociais através de uma plataforma de jogo extensível, online, multi-idioma, multi-player, colaborativa e social irá ser desenvolvida para partilhar e adquirir conhecimento da história das regiões Europeias. Inicialmente 3 diferentes mas inter-relacionados cenários geográficos serão usados de modo a que os estudantes/jogadores sejam envolvidos numa jogabilidade que replica a evolução desses sítios da Europa ao longo dos últimos 600 anos nos aspetos sociais, culturais, económicos, de recursos e militares. Estudantes vão assumir papéis de personagens que tiveram posições relevantes nessa evolução. Mais informações sobre o jogo em http://www.timemesh.com.


Participam neste projeto cerca de 6 parceiros de instituições do ensino superior: Instituto Superior de Engenharia do Porto, Katholieke Hogeschool St. Lieven (Bélgica), Universidade de Tallin (Estónia), Universidade de Saragoça (Espanha), Universidade de Liubliana (Eslovénia), Universidade Central Lancashire (Inglaterra) e uma instituição do ensino secundário: Escola da APEL. Mais informações sobre o projeto em http://gilt.isep.ipp.pt/seleag.


O projeto SELEAG é financiado pelo programa Comenius da Comissão Europeia.

Download – Programa e Cartaz

Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: