Formação de Contadores de Histórias e de Dinamizadores da Música PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 01 Março 2011 13:35
fundacaogil

A Fundação do Gil é uma instituição de solidariedade social, e tem como fins principais: contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.


Um dos projetos da Fundação do Gil é o Dia do Gil. Um dia por semana os meninos internados estão à espera da Fundação do Gil que vai abrir janelas para o mundo exterior. Esta atividade é desenvolvida no Hospital, nomeadamente no 5º andar na área correspondente ao internamento pediátrico.

Entre as ações desenvolvidas encontra-se a Hora do Conto, a Hora da Música e a Hora da Descoberta que alternam entre si numa presença semanal realizando-se sempre às quintas-feiras do mês, com início pelas 14h15, 14h30 com a duração de uma hora.

A Hora do Conto pretende sensibilizar as crianças para importância do livro, não apenas como instrumento cultural, mas muito mais – dadas as circunstâncias – como uma “ferramenta” de evasão indispensável e ilimitada… Histórias infantis são contadas numa dinâmica relacional de grande interatividade…

A Hora da Música tem características muito específicas. Não se trata de dar "um espetáculo" durante uma hora, um grupo de músicos experimentados cria ateliers, durante os quais procura sensibilizar as crianças para a descoberta dos sons, a especificidade dos instrumentos, naturalmente utilizando cantigas que ilustrem uns e outros, e sempre, acima de tudo, numa dinâmica relacional de grande interatividade.

A Hora da Descoberta pode acontecer especificamente nos meses que têm cinco semanas. É então que os meninos podem receber, por exemplo, um espetáculo de fantoches, palhaços, uma equipa pedagógica de um Museu a contar-lhes de forma lúdica e dinâmica a história do mesmo, ou uma maquilhadora a iluminar-lhes de cor os rostos... Tudo cabe nesta terceira vertente...


Desde março de 2007 que a Fundação vem desenvolvendo este projeto no Hospital Dr. Nélio Mendonça tendo contado até à data com poucos mas imparáveis voluntários que generosamente estão de pedra e cal ao nosso lado…

Para assegurar esta atividade promovemos uma Formação de Contadores de Histórias e de Dinamizadores da Música a decorrer nos próximos dias 12 e 13 de março (Sábado e Domingo), no Hotel Meliã, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h30). Esta Formação conta com a orientação do Bruno Batista (http://contadordesonhos.spaces.live.com/), e do António Pedro Vasques, Formadores pela Fundação do Gil do Conto e da Música respetivamente, Maria Gabriel Sousa, Coordenadora Geral do Dia do Gil, Helena Barata Alves, Coordenadora Regional e Margarida Pinto Correia, Administradora Executiva.

Estamos no momento a precisar de mais um empurrão de boa-vontade, nomeadamente de pessoas que se disponibilizem para assegurar algumas das sessões, sobretudo no que respeita à vertente música, integrando o grupo de voluntários já existente.

As inscrições para a formação poderão ser feitas através dos nºs de tel 91 9771612 ou 96 2507305 ou do mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar diretamente com a Coordenadora Regional da Fundação do Gil, Helena Barata Alves.

Sugere-se que visitem o site da Fundação do Gil ou Casa do Gil e que adiram à nossa página do Facebook.



Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: