Biodiversidade - Charcos com Vida PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 05 Janeiro 2011 11:00

charcoA Campanha “Charcos com Vida” pretende incentivar a todas as entidades a descobrir, valorizar e investigar os charcos e a sua biodiversidade. Para tal, as entidades são convidadas a realizar um conjunto de actividades de exploração científica e pedagógica, que visa contribuir para o conhecimento da biodiversidade e a importância destes habitats, bem como sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a preservação dos charcos enquanto reservatórios de biodiversidade.

 

O CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto) é uma unidade de excelência que desenvolve investigação básica e aplicada em todas as componentes da biodiversidade: genes, espécies e ecossistemas. Tem actualmente mais de 200 investigadores e 4 pólos em Portugal: Porto/Vairão, Lisboa, Évora e Açores.

No sentido de divulgar e enriquecer as atenções neste contexto, surge a campanha "Charcos com vida" que é direccionada para todas as escolas nacionais do ensino básico e secundário, sendo aberta à participação de outras entidades, como associações, câmaras municipais, centros de educação ambiental e particulares. Consoante a existência de charcos nas redondezas ou a disponibilidade de terrenos próprios com condições apropriadas, as entidades aderentes poderão adoptar um charco natural em áreas próximas ou construir um nas suas instalações, segundo as instruções fornecidas pela equipa responsável pela campanha.


bg_charcos
No site estão disponibilizados actividades de divulgação muito diversificadas, incluindo exposições temáticas (por exemplo: Anfíbios: uma pata na água, outra na terra, projectos de educação ambiental e actividades práticas de comunicação de ciência, coordenando também diferentes projectos de conservação da biodiversidade no terreno.

 

 

 

Partilhe este artigo!

 


Artigos Relacionados: